As autoridades austríacas aprovaram uma iniciativa inédita para incentivar a compra e utilização de veículos elétricos: uma discriminação nos limites de velocidade que beneficiam os veículos de emissão zero.
A medida foi aprovada na Áustria, onde os veículos elétricos vão poder “usufruir” do limite de velocidade nas autoestradas, de130 km/h, enquanto os restantes (leia-se carros a gasolina e gasóleo) estarão limitados a 100 km/h.
Este é uma das medidas incluídas no novo Plano de mobilidade do governo austríaco, que obriga essencialmente os veículos a combustão a circular a uma velocidade menor, de 130 km/h para um máximo de 100 km/h. O objetivo é também fazer com que os carros de combustão reduzam emissões que, a partir de 100 km/h, aumentam exponencialmente.
Relacionadas:
- Portugal. A partir de 2040 só carros elétricos, híbridos ou a hidrogénio
- Carregamento de carros elétricos passa a ser pago a 1 de novembro
- Novo Leaf já vendeu mais em 7 meses que o antigo em 7 anos
- Sabia que já se vendem mais 530e que 520d?
A medida afeta um total de 440 km de estradas e junta-se a outras iniciativas, como a promoção de estacionamento gratuito ou a circulação de carros elétricos ao longo das faixas para os autocarros.
Nas palavras da Ministra para a Sustentabilidade, Elisabeth Köstinger, "para atingir os objetivos climáticos estabelecidos pela UE para 2030 e os objetivos do Acordo de Paris, o setor dos transportes também deve dar o seu contributo e eliminar o CO2 das estradas. Uma ferramenta essencial para alcançar estes objetivos é o fortalecimento da mobilidade elétrica. Com a decisão do Conselho Nacional, a primeira medida do pacote de mobilidade elétrica do governo está a ser implementada hoje."
Deixe o seu comentário