Nissan Leaf tornou-se o primeiro elétrico a cumprir a Volta a Portugal em Bicicleta

Pela primeira vez um automóvel 100% elétrico integrou a caravana da “volta”, completando 1.941 km sem emissões de CO2

Luis Neves 10/09/2018 Noticias

Quando o desafio de “O Jogo” chegou à Nissan Portugal a resposta não tardou: claro que sim! Uma competição de ciclismo, tanto mais que se tratava da prova rainha de Portugal, seria o palco ideal para demonstrar, não apenas, as capacidades e autonomia do novo Leaf, mas também para mostrar como, mesmo sem ruído e sem emissões de CO2, as emoções das corridas podem estar ao rubro.

E ao fim de 11 dias e quase dois mil quilómetros percorridos, o jornalista Carlos Flórido, de “O Jogo” inscreveu o seu nome como o primeiro a acompanhar uma grande prova do ciclismo europeu com um automóvel totalmente elétrico. E, simultaneamente, realizou a primeira “volta a Portugal” sem emissões de CO2, provando que a autonomia do novo Leaf já permite longas viagens em todo o país.

“O facto de estarmos a fazer a reportagem utilizando um Leaf causou grande expetativa na caravana da Volta a Portugal”, refere Carlos Flórido. “Era o primeiro automóvel 100% elétrico a cumprir uma grande prova de ciclismo por etapas e alguns dos “obstáculos” justificavam a expectativa. Mais do que a autonomia das baterias, em causa estava a obrigatoriedade de as carregar ao longo de onze dias com quilometragens elevadas - o total foi de 1.941 quilómetros - e tendo intervalos de tempo limitados para cada paragem”.

Nas onze etapas da Volta a Portugal em bicicleta, o Leaf enfrentou e ultrapassou o calor tórrido do Alentejo e as subidas da Serra da Estrela. A etapa mais longa, com quase 400 km, de Albufeira a Portalegre, foi também a mais quente, com temperaturas acima de 45 graus centígrados, pondo à prova o Leaf e o condutor; e apesar de todas as dificuldades, a prova foi superada!

Se as planuras alentejanas foram um obstáculo difícil, o elétrico fez a subida mais difícil de Portugal, entre Seia e a Torre, consumindo apenas 30% da bateria ao longo dos 28,3 km e vencendo um desnível de 1.501 metros. E a partir daí até à Covilhã não só não gastou energia como recuperou 5% da carga das baterias.

Relacionadas:

“Em Mondim de Basto, o Leaf fez o último carregamento da prova nas tomadas do camião-oficina da equipa vencedora, a W52-FC Porto. A Volta elétrica estava ganha!”, lembra Carlos Flórido.

Em Portugal, o novo Leaf ultrapassou já as 900 unidades vendidas em 2018, sendo também o líder destacado de vendas de automóveis elétricos no mercado nacional.

Os números da volta a Portugal em Nissan LEAF:

Etapa                                                                                       Dist.(km)                           

Prólogo          Setúbal                                                                    20,0                       

Etapa 1          Setúbal-Alcácer do Sal-Albufeira                              272,4                      

Etapa 2          Albufeira-Portalegre                                                398,6                      

Etapa 3          Portalegre-Sertã-Oliveira do Hospital                       269,0                      

Etapa 4          Oliveira do Hospital-Penhas-Covilhã                          74,2                       

Etapa 5          Covilhã-Sabugal-Viseu                                            165,9

Etapa 6          Descanso                                                                 14,5                       

Etapa 7          Viseu-Sernancelhe-Boticas                                      210,2                      

Etapa 8          Boticas-Montalegre-Viana                                        185,3                      

Etapa 9          Viana-Barcelos-Braga-Porto                                     123,0                      

Etapa 10        Porto-Felgueiras-Mondim de Basto                            95,8                       

Etapa 11        Mondim de Basto-Fafe-Porto                                    112,5                      

TOTAL                                                                                         1.941,4

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'