GT X Experimental, a nova imagem da Opel

SUV elétrico antecipa as linhas dos próximos modelos da Opel, já no Grupo PSA

0 aos 100 22/08/2018 Noticias

"Não se trata de nos reinventarmos, mas de levar a marca para um novo patamar, preparando-a para o futuro". A afirmação foi de Mark Adams, vice-presidente da Opel sobre o desenho do GT X Experimental, um SUV elétrico que antecipa o futuro próximo da Opel.

O Opel GT X Experimental oferece um primeiro olhar sobre os planos da Opel para o futuro e sobre a aparência dos modelos projetados para meados da década de 2020.

Este SUV elétrico, de 4,06 metros de comprimento e cinco portas, destina-se a dar uma ideia de como serão dos próximos Opel, nomeadamente o conceito que dará forma à secção dianteira desses modelos.

O ponto crucial da nova linguagem de design da Opel está na frente e no centro, sendo que todos os futuros veículos da Opel exibirão o «Opel Compass», um par de eixos verticais (um por cima, outro por baixo) junto ao emblema da grelha.

Todo a dianteira é apelidada pela Opel de «Vizor», e foi modelada a partir de um capacete, integrando faróis, luzes diurnas e as câmaras e sensores necessários para os sistemas de assistência ao condutor. Também as óticas reveladas deverão ser utilizadas em todos os futuros modelos da marca, sendo que esta solução de design também tem nome: «Blitz».

“Este protótipo espelha, com confiança, os valores da nossa marca. Engenharia alemã, precisão e qualidade, surgirão acompanhadas de ideias inovadoras e emocionantes. O GT X Experimental incorpora tudo isso”, explica o CEO da Opel, Michael Lohscheller.

Na linha do compromisso do plano estratégico de oferecer versões elétricas de cada modelo Opel em 2024, o GT X Experimental é elétrico com bateria de iões de lítio de nova geração, com capacidade de 50 kWh, capaz de receber carga por indução.

O GT X Experimental não pretende oferecer condução autónoma plena. No entanto, possui funções de autonomia de Nível 3, o que significa que o automóvel é capaz de encarregar-se de todas as vertentes da condução mas o condutor tem de estar em condições de responder a uma solicitação de intervenção.

Relacionadas:

Resta referir que o nome não foi escolhido ao acaso e remete para o primeiro ‘concept car’ da Opel - e o primeiro ‘concept car’ apresentado por um fabricante europeu - o Experimental GT de 1965. A letra “X” sublinha a intenção da Opel de desenvolver ainda mais a sua influência no mercado SUV. A marca prevê que uma fatia de 40 por cento das suas vendas em 2021 seja de modelos SUV.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...