VÍDEO: Lamborghini confirma Aventador SVJ

Vídeo antecipa quebra do recorde de Nurburgring

0 aos 100 20/07/2018 Noticias

A Lamborghini confirmou que a versão hardcore do Aventador chama-se SVJ, recuperando o icónico nome Jota (SuperVeloce Jota). A marca italiana divulgou um pequeno vídeo que mostra o protótipo de testes em Nurburgring. O título é esclarecedor: “Aventador SVJ conhece o Nurburgring”.

Fala-se, ainda, que o Aventador SJV terá batido recorde da volta mais rápida para um modelo de produção, atualmente nas mãos do Porsche 911 GT2 RS, com um tempo de 6min 45s, dois segundos mais rápido que o Porsche.

A confirmar-se, o alegado registo tira 14 segundos ao tempo do Aventador SV e 7 segundos ao melhor tempo de um Lamborghini no “Inferno Verde”, o Huracan Performante, que fez 6m52s.

Sobre o “Jota”, espera-se que siga a já tradicional fórmula “menos peso/mais potência”, se bem que, pelo menos para já, seja impossível prever o que será ao certo “mais potência”.

Sabe-se, de resto, que terá uma aerodinâmica muito mais agressiva, utilizando o sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva (ALA), estreado no Huracan Performante.

Relacionadas:

O ALA combina uma série de soluções aerodinâmicas, com spoiler, difusores e asa equipados com flaps, borboletas e canalizações controladas eletronicamente para otimizar o fluxo de ar nas travagens, acelerações e até mesmo na vectorização do ar em curvas, de forma a gerar mais downforce na roda interior e assim contrariar a transferência de massas ao curvar.

O motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros também será atualizado, dos 730cv do Aventador S para cerca de 800cv. Combinando isso com um peso ligeiramente mais leve e não é tão difícil imaginar Aventador SVJ a reivindicar o título de “rei do Nürburgring”.

Deixe o seu comentário